AO VIVO

Programa ‘Conecta Bahia’ leva internet gratuita a comunidades rurais de Utinga

Publicada em: 03/11/2025 06:57 -

O prefeito de Utinga, Átila Karaoglan (PSDB), recebeu neste domingo (2) a equipe do programa Conecta Bahia, iniciativa do Governo do Estado que vai levar internet gratuita para os povoados de São Roque, Lagoa Bonita e Cabeceira do Rio. O projeto chega ao município com o objetivo de ampliar o acesso digital e promover maior inclusão tecnológica nas comunidades rurais.

O Conecta Bahia tem como principal objetivo democratizar o acesso à internet em comunidades mais distantes dos centros urbanos, promovendo inclusão digital e ampliando oportunidades. A iniciativa instala pontos de conexão gratuitos em locais públicos, como praças, escolas e unidades de saúde, garantindo que moradores de diferentes idades possam se conectar com o mundo.

A iniciativa fortalece o direito à informação, melhora a qualidade de vida da população e integra as comunidades do interior à transformação tecnológica que se espalha por todo o estado. Com o novo acesso, moradores poderão se comunicar com familiares distantes, participar de cursos e atividades educacionais, utilizar serviços de telemedicina e explorar novas oportunidades de aprendizado e trabalho sem precisar sair de suas comunidades.

“Essa é mais uma ação que mostra o quanto seguimos firmes no compromisso de estar presentes todos os dias, levando desenvolvimento, acesso e inclusão digital pra nossa gente. Porque onde tiver Utinga, vai ter governo presente, cuidando, investindo e transformando a vida das pessoas”, destaca o prefeito Átila Karaoglan.

 

Expansão do Conecta Bahia
Lançado em 2020, o projeto foi idealizado com o objetivo de ampliar a inclusão digital e garantir que o acesso à internet se tornasse um direito presente em espaços públicos. A proposta nasceu dentro do Plano Plurianual (PPA) 2020–2023, que previa a instalação de 200 pontos de Wi-Fi em todo o estado.

Com o crescimento da demanda e o sucesso da iniciativa, o programa expandiu suas metas e hoje já conta com 339 pontos ativos de conexão, distribuídos em mais de 180 municípios baianos, levando conectividade e oportunidades para milhares de pessoas em diferentes regiões.

Jornal da Chapada

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...