O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que mandou posicionar submarinos nucleares próximos à Rússia. A decisão seria uma resposta às últimas declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa. Na quinta-feira (31), o russo, que é aliado de Vladimir Putin e membro do governo, disse que o norte-americano deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como "Mão Morta", com alto poder de destruição.
Medvedev alegou no X que o republicano faz o "jogo do ultimato" e que essa abordagem pode levar a uma guerra envolvendo os Estados Unidos. Em post na rede Truth Social, Trump mostrou que não gostou de ser ameaçado e informou sobre o movimento militar nas "regiões apropriadas", sem especificar, no entanto, quais são elas. "Palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um de
sses casos", afirmou.
Trump também deu um prazo para que a Rússia feche um acordo de paz com a Ucrânia, ressaltando que não viu progresso nas negociações. A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.
Foto: The White House