Ondas de destruição se formam no Oceano Pacífico Crédito: Reprodução
Um tsunami atingiu a costa da Rússia, Japão e Estados Unidos - no Havaí - na manhã desta quarta-feira (30), pelo horário local - noite de terça-feira (29), no Brasil. O fenômeno foi provocado por um terremoto de magnitude 8,8 na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia.
Há risco de destruição em diversos países no Oceano Pacífico. México, Chile e Equador também entraram em estado de alerta, mas o risco nessas áreas é considerado menor. Voos foram cancelados em todas as regiões em risco e vídeos mostram diversos moradores deixando as cidades do litoral.
Ainda há registros que circulam pelas redes sociais e mostram a formação de ondas destrutivas. Na Rússia, ondas de até 4 metros foram registradas. Já nos outros países, chegaram a 1 metro, mas ainda há risco de novas formações, que podem chegar a 3 metros.
A agência russa Tass afirmou que várias pessoas sofreram ferimentos leves, incluindo em um aeroporto.
Terremoto foi um dos mais fortes da história
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), este foi um dos 10 terremotos mais poderosos já registrados. O epicentro foi no mar, a cerca de 100 quilômetros da costa Kamchatka.
A Península de Kamtchatka fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhotsk e abriga pequenas comunidades. Também há formações vulcânicas ativas na região.
O governador Vladimir Solodov disse que esse foi o terremoto mais forte da região em décadas. Em Severo-Kurilsk, cidade da península, o prefeito ordenou a retirada de civis.
Por Correio24horas